
Normas para publicação
Aqui você encontrará diretrizes detalhadas sobre como submeter e formatar seus artigos para publicação em nosso site. Nossa prioridade é garantir a qualidade e consistência do conteúdo disponibilizado e é por isso que estabelecemos requisitos específicos para garantir a clareza, originalidade e relevância dos artigos submetidos. Nesta seção, você encontrará informações sobre a estrutura do artigo, estilo de escrita, citações e referências, bem como os critérios de seleção e os prazos para submissão. Sua colaboração será muito bem-vinda.
Artigos submetidos devem atender as regras abaixo:
Para a submissão de trabalhos de pesquisa em nosso site, temos algumas diretrizes específicas a serem seguidas, conforme abaixo listadas:
1 – O artigo com no mínimo 5 e no máximo 20 páginas.
2 – O autor deve enviar minicurrículo destacando sua área de trabalho e principais publicações, com o máximo de 400 caracteres.
3 – Referências bibliográficas devem ser colocadas no texto (sobrenome do autor, ano, página). Os outros dados da publicação devem ser colocados na bibliografia. As notas de rodapé destinam-se a informações ou esclarecimentos adicionais que não podem ser incluídos no texto.
4 – Textos enviados espontaneamente devem ser inéditos no país. Quando utilizados excertos de artigos publicados previamente, sob qualquer forma (palestra, comunicação, artigo etc.), deve-se informar em nota à parte. Os textos serão examinados pelo Corpo Editorial.
5 – O autor pode enviar/indicar sugestões de ilustração para seu texto. As fotos devem ter alta resolução e conter legendas e créditos.
A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, justificado, com espaçamento entre parágrafos de 1,25 cm.
O título e subtítulo (se houver) devem estar em português e também em inglês ou espanhol, com até 100 caracteres com espaço, em caixa alta, negrito e centralizado.
O resumo deve ser escrito em português e em inglês (abstract) ou espanhol (resumen), contendo o objeto de pesquisa, a problematização, a metodologia empregada e as discussões e resultados.
O resumo deve ter entre 100 e 250 palavras. As palavras-chave devem ser separadas por ponto e vírgula e estar em ordem alfabética.
O texto do artigo deve incluir introdução, desenvolvimento das seções, discussões e resultados, e referências.
As citações devem seguir o sistema de chamada autor-data (AUTOR, ano, p.).
As considerações finais devem refletir as discussões e resultados da pesquisa.
As referências devem ser listadas em ordem alfabética, seguindo o padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 6023.2018.